fbpx

A importância da organização em casa na educação infantil

Se tem algo que você pode e deve fazer em casa para ajudar seu filho(a), é ensinar a ele noções básicas de organização.

A vida de qualquer pessoa precisa passar por determinados caminhos e sensações para que possamos aprender e ensinar diariamente. É um processo e, dentre as etapas necessárias, destaca-se o processo de organização como um dos principais para o desenvolvimento infantil.

Por meio da organização podemos desenvolver habilidades que serão imprescindíveis para as etapas futuras da vida da criança. Pequenas tarefas, introduzidas com respeito e de acordo com a faixa etária da criança, irão proporcionar importantes sensações e compreensões do mundo, tais como a percepção, o aspecto cognitivo, o pensamento lógico, a compreensão, os espaços e o respeito com o ambiente familiar.

É obvio que a organização em casa não elimina o ambiente escolar e demais ambientes que a criança deve ser inserida ao longo da vida, entretanto através do processo de organização em casa as crianças passam a ser estimuladas e envolvidas em práticas que valorizam cada ação. Com isso, os pequenos adquirem habilidades que vão possibilitando conquistarem cada vez mais autonomia diante das situações e dos desafios que surgem em suas vidas.

A organização em casa compreende em um conjunto de estratégias e processos que você irá desenvolver. Estou falando, de rotinas, organização lógica e personalizada dos espaços físicos onde estão os pertences da criança, participação das tarefas domésticas, organização dos ambientes em comum do lar, organização das atividades escolares, dentre outras coisas que são particulares de cada família.

Como já comentei, por meio de um ambiente organizado e por meio dos ensinamentos sobre organização, possibilitamos às crianças desenvolverem muitas habilidades, vou colocar abaixo alguns exemplos de habilidades e competências que podem ser desenvolvidas a partir de determinada ação de organização:

Autonomia – Quando organizamos a gavetas dos pequenos de forma a possibilitar que ele mesmo pegue a própria roupa sem “bagunçar” as demais peças.

Coordenação motora fina – Quando pedimos para as crianças ajudarem a colocar a roupa no varal, pode parecer simples, mas neste momento estamos ajudando a criança a treinar e utilizar os pequenos músculos das mãos e dos dedos, por exemplo.

Responsabilidade – Quando desenhamos uma rotina junto com a criança e definimos tarefas fixas (de acordo com a idade) que elas deverão fazer diariamente. Exemplo: arrumar a cama.

Algo muito importante que não podemos esquecer, qualquer mudança ou novo comportamento passa por um período de adaptação tanto da mãe, da criança e da família, por isso, tenha paciência e persistência. Toda e qualquer atividade deve ser avaliada e introduzida com muito respeito, gentileza e respeitando o momento de cada criança.

Por Rosângela Jacomin | Personal Organizer | Especialista em organização para mães

e-mail: rosangela.jacomin@gmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/organizenow_oficial/

Facebook: https://www.facebook.com/Organizenowoficial